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Este blog foi criado com o objetivo de ser mais uma ferramenta educacional para os professores do distrito de Morro de São Paulo, Cairu, Bahia. É um espaço para postar sugestões de atividades e socializar com os colegas o que de bom vem acontecendo na educação do nosso município. Que todos nós sejamos uma peça na construção de uma educação de qualidade. Prof. Liliane Reis (Coordenadora Pedagógica do Distrito de Morro de São Paulo)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Brincadeiras para comemoração Dia do Índio

Explorando a Floresta!

Objetivo específico:Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.

Estratégia:
Circuito de habilidades por tempo, contendo 5 estações.

Conteúdo:Conversa inicial:
Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata.

  1. Ponte:
    Material: Banco sueco. Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
    Dica de equilíbrio: afastar os braços
  2. Rio:
    Material: Colchonetes. Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
    Dica de impulsão: usar o braço
    Dica de aterrisagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)
  3. Árvores com frutas:
    Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
    Dica para arremesso: estender o braço.
    Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo
  4. Teia de aranha:
    Material: corda elástica. Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
    Dica de execução: fazer devagar.
  5. Caminho da onça:
    Material: Cordas, arcos e cones. Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)

    Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.
    Conversa final:O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
    Avaliação:
    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
  6. JOGO

    Objetivo específico:
    Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam.
    Executar jogos de locomoção e perseguição.

    Estratégia:
    Jogo

    Conteúdo:
    Conversa inicial:
    Como é a casa do índio? Como se chama a criança indígena? O que os índios comem? Quais os bichos que existem perto da casa deles? São perigosos?

    1- Curumim vai pra Oca!!!

    Material: Arcos (bambolês)

    Jogando:
    Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.
    As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.

    Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.

    2- Caça à onça.

    Material: Arcos

    Jogando:
    Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.
    Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.
    Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.

    3- Dia da Colheita

    Material: giz ou cordas para demarcar

    Jogando:
    Dividir as crianças em dois grupos.
    Demarcar uma linha de saída de cada lado do espaço onde será feita a brincadeira. As linhas de saída devem estar dispostas uma de frente para outra e entre elas um grande espaço para correr (pode ser usado as linhas de fundo ou laterais de uma quadra).
    Cada grupo deverá ficar atrás da linha de saída, em pé e com uma das mãos estendidas à frente (serão as mandiocas).
    O professor deverá escolher uma das crianças para iniciar o jogo. Ela deverá ir até a linha de saída do grupo osposto e puxar uma das "mandiocas". A criança escolhida deverá correr tentando alcançar o colega que a puxou.
    Se for pego o colega passa a fazer parte da "plantação de mandiocas" do lado oposto.
    Inicia-se o jogo novamente com aquele que estava na condição de pegador.
    Ganha a equipe cuja "plantação de mandiocas" for maior!

    Conversa final:
    O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida?
    Avaliação:
    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
    Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.

    Colheita da mandiocaMaterial: Nenhum

    Jogando:

    Escolher um pegador, quando a criança for pega, vira mandioca e deve ficar agachada. Para ser salva, deve ser “colhida”, puxada pela mão de um amiguinho que ainda não foi pego. O professor deve trocar o pegador de tempos em tempos.

    Dica: ficar com a mão preparada

    Essa oca é minha!

    Material: arcos (bambolê) e outros materiais que tenha disponível para montar um circuito de habilidades.

    Jogando:
    Montar um circuito de habiidades, u determinar uma tarefa desfiadora para que as crianças realizem (pode ser andar sobre uma trave de equilíbrio, dar a volta no trepa-trepa, atravessar uma parede de escalada).
    Ao sinal do professor: "Cuidado com a onça!!!"
    Todos devem correr e ficar dentro de um arco. Suprimir um arco por rodada.

    Conversa final:
    O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Será que os índios fazem essas brincadeiras? Que brincadeiras os índios fazem?
    • Tarefa para casa: Pesquisar brincadeiras indígenas para a próxima aula.

    Avaliação:
    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
    Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
  7. JOGO




    Material: Nenhum
    Jogo: Crianças formam uma roda, com um dos participantes no meio. A meta é tentar sair da roda. Quando conseguir todos devem correr atrás e tentar pegá-lo. O professor deve garantir que todos estejam no meio da roda pelo menos uma vez.


    Material: Giz
    Jogo: Traçar um caminho no chão onde as crianças devem percorrer em um pé só. Esse caminho foi feito por uma enorme cobra. Comece fazendo caminhos fáceis e vá dificultando. Peça ajuda para as crianças na construção dos caminhos. Cada um pode fazer o seu e depois experimentar o do outro.


    O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida, as brincadeiras indígenas são divertidas? São mais divertidas que as nossas brincadeiras?


    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
    Registro escrito realizado pelas crianças. Desenhar/escrever o que aprendemos nessa aula.
    Se houver possibilidade filmar e fotografar as atividades.

    Fonte: pragentemiuda.blogspot.com

    Avaliação:

    Conversa final:

    2- JÚRE – Brincadeira da Tribo Bororó


    1- EMABrincadeira da Tribo Pareci

    Objetivo específico: Conhecer e executar brincadeiras tipicamente indígenas

Um comentário:

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